Matrizes de Referência

O sistema de avaliação externa, implantado pela rede estadual de ensino do Piauí apresenta alguns instrumentos indispensáveis para o seu desenvolvimento, entre eles a Matriz de Referência, a Escala de Proficiência e os Padrões de Desempenho.

Quando mencionamos qualquer tipo de avaliação, a primeira pergunta que surge é: O que é avaliado? A Matriz de Referência é o instrumento responsável por nos dar essa resposta.

No Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), a Matriz de Referência apresenta um conjunto de habilidades relacionadas às orientações curriculares da rede de ensino. Sendo assim, não consiste em um documento organizado de modo desvinculado do trabalho realizado pela escola, mas tem a sua origem no próprio Currículo, cujo documento é o mesmo que orienta a elaboração dos Projetos Políticos e Pedagógicos de todas as escolas. As habilidades apresentadas em cada Matriz de Referência, específicas para cada disciplina e etapa avaliadas, servem como base para a elaboração dos itens que compõem o teste.

Conheça e observe as Matrizes de Referência do SAEPI. Além disso, busque associar as habilidades apresentadas em cada Matriz às orientações curriculares da sua rede. Você perceberá como estes documentos estão associados aos conteúdos propostos no trabalho desenvolvido pela escola.
Algumas reflexões:

  • Você conhece o currículo da sua rede de ensino?
  • Você utiliza o currículo para elaborar seu plano de trabalho?
  • Você estabelece prioridades de acordo com o perfil dos alunos das suas salas de aula?

Visualizar Matrizes de Referência 2016

O que representa, no contexto da avaliação educacional externa, a Escala de Proficiência e os Padrões de Desempenho? Conheça um pouco sobre esses instrumentos, clicando aqui.