Notícias

SAEPI 2017 tem aplicação de testes em novembro

O Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) chega à sétima edição com a aplicação de testes de proficiência, no dia 29 de novembro, para estudantes da rede estadual.

O SAEPI 2017 vai avaliar, em língua portuguesa e matemática, 136 mil estudantes do 6º e 9º anos do ensino fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de 581 escolas de 224 municípios piauienses.

Implantado no Piauí em 2011, O SAEPI é um instrumento de precisão que auxilia no diagnóstico da qualidade da educação ofertada pelo estado, fornecendo subsídios para a implementação de estratégias pedagógicas com o objetivo de sanar dificuldades de aprendizagem detectadas.

Os resultados do desempenho dos estudantes no SAEPI 2017 também serão usados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (Idepi) e para a elaboração e sistematização do Plano de Metas 2018/2021.